terça-feira, 16 de setembro de 2008

Resenha

Combinação de caipirinha e camarão garante o sucesso do Bar do Paco

Tatiana de Campos

Desde 1955, quando Paco abriu seu primeiro bar, na Rua do Oratório, o nome do patriarca da família Ballan virou referência para os amantes de um bom drink, acompanhado de petiscos. Nestes 53 anos, a casa mudou algumas vezes de endereço, mas sempre manteve a tradição. Trazido para o bairro do Tatuapé por seu filho, Irineu Ballan, nora Kátia Barreira, e neto, Durgan Ballan, o Bar do Paco segue fiel à proposta de seu idealizador: drinks especialíssimos e variados. Caipirinhas e caipiroskas, de pinga, vodka ou champagne, feitas com mais de 20 opções de frutas. O visual do copo é muito bonito, difícil de resistir.

Os sucos também têm boa saída, graças às frutas sempre frescas e à generosidade da “jarra”, de 750 ml. Destaque para o suco de frutas tropicais, um mix de várias frutas, muito saboroso. Todas as taças vêm com uma fruta na borda do copo para decorar.

A grande atração, que ganhou a aprovação geral dos freqüentadores, é o Festival do Camarão. São servidos camarões ao alho e óleo, empanados, no bafo, peixe assado com alcaparras e champignons, manjuba, cação, corvina, pescada, mariscos, pirão, bolinho de camarão e arroz para acompanhar, tudo em sistema de rodízio, que sai por R$ 22,90 por pessoa. Quem vai pela primeira vez, se assusta com o tamanho da bandeja que os garçons carregam, quase "transbordando" de camarão. E colocam porções generosas em todos os pratos. Para quem preferir, também há no cardápio opções à la carte, como massas e carnes.

A decoração é rústica, feita de madeira e pequenos lustres adornados com velas acesas. Tem um mezanino com assoalho do mesmo material. A Casa não é muito grande, mas o ambiente é aconchegante.

Os garçons também entram no clima e fazem um atendimento descontraído que atrai muita gente. É bom chegar cedo, pois dependendo do horário, o tempo de espera chega a ser de uma hora. Enquanto aguardam a sua vez, é servido na porta batida de côco ou de amendoim, acompanhado algumas vezes por petiscos, como bolinho de camarão.

O ponto negativo do local é a forma de pagamento, pois eles não trabalham com nenhum tipo de cartão de crédito, o que desagrada os clientes mais desprevenidos. Outro aspecto é a forma como é servido o camarão, inteiro, com cabeça, o que dá um trabalho extra para os mais afoitos

Mais uma tradição mantida desde os tempos do Paco é que toda mulher que vai ao restaurante sai com uma rosa. Na entrada há, inclusive, um tapete de pétalas de rosa para receber de forma diferenciada e especial a todos que chegam. Às sextas-feiras no almoço, a casa também serve rodízio da tradicional Paella, que sai pelo mesmo preço do rodízio de camarão. E à noite após as 18h há um happy hour com tábua de frios. Vale a pena conferir!

O Bar do Paco fica na Rua Itapura, 1547 – Tatuapé. Tel: 2673-4673. Funciona de Terça a Quinta e Domingos, das 18h ao último cliente e sextas, sábados, vésperas e feriados, a partir das 11h30

Nenhum comentário: