sábado, 27 de setembro de 2008

profissão jornalista

O Projeto de Lei 3981/08, proposto pelo deputado federal Celso Russomano, permite que pessoas sem diploma de jornalismo exerçam a função desde que possuam pós-graduação na área. Também cria os conselhos regionais e federal de jornalismo, além de legislar sobre os direitos do jornalista e instituir a realização de exame de ordem para a obtenção do registro profissional.
Essa notícia saiu no site do comunique-se e isso, lógico, foi tema de várias discussões e opiniões.Será que o curso de jornalismo não é tão importante assim? Só porque alguém escreve um pouquinho melhor que as outras pessoas deve ser considerado jornalista? A graduação desse profissional não é mais importante que a de direito, medicina ou engenheria? Quer dizer que passamos 4 anos em uma universidade sabendo que não vamos aprender tudo sobre a profissão e mesmo assim isto deve ser relevado? Há inclusive no site, um professor de web jornalismo que é totalmente a favor desta lei, pois ele dá aulas no curso de jornalismo e não é formado.Diz que sabe muito mais do que alguns jornalistas, que a faculdade não ensina tecnologia,não se reciclam. Então onde está a raiz do problema? Nas faculdades? Nos professores? No governo? Nos profissionais? Na sociedade? Em nós mesmos?
Será que estou sendo crítica demais? Pode até ser uma forma de desabafo, mas eu entendo no fundo como uma manifestação de revolta, de uma mulher que está lutando pelo que acredita ser o seu futuro profissional, por um sonho desde a adolescência e vêm alguém, como uma rajada de vento, soprando suas nuvens para mandar o sonho embora..Sinceramente eu não acho que esse projeto vá adiante. Ainda acredito em pessoas com bom senso. O ensino já não é fácil no nosso país e ainda querem "destruir" mais uma profissão? O que é jornalismo? O que é ser jornalista? Será que Clovis Rossi respondeu a essas perguntas?
Bem meus "caros amigos" (essa foi homenagem para o Beto..rsrsr), futuros jornalistas graduados, o que vcs acham disso? Será que algum de vocês conseguem projetar um prédio sem ter aprendido a base da Universidade?

2 comentários:

Marcos Forte disse...

Tem razão Tati. De que adianta estudar 4 anos, se no fim das contas eles querem jogar nosso diploma no lixo???

Nem pensar!!! Mas o que esperar de um país em que o Presidente se gaba de não ter estudado?

Abs,

Alexandre Ofélio disse...

Tati,

Esta questão é absurda.

Os 4 anos são para que? Se não precisamos de diploma para que estudar? E a importância do curso?

Olha, infelizmente este "país" precisa aprender muito. Mas vamos torcer para que o dia 17 seja o nosso dia. Dia da vitória.

Montanha